Adoção Responsável

Adoção Responsável


São muitos os motivos  que levam alguém a adquirir um animal: presentear o filho, aplacar a solidão, seguir a moda, não resistir ao encanto que eles têm quando filhotes, compaixão e tantos outros. A aquisição de um animal deve ser decidida depois de muita reflexão, pois você  estará assumindo uma responsabilidade que pode durar de 12 a 15 anos.

O filho presenteado normalmente vê o animal como brinquedo.  Crianças cansam de seus brinquedos e costumam deixá-los de lado depois de um tempo e  nem sempre  conseguem compreender que o animal pode se ferir, sentir medo ou ficar assustado com abordagens mais agressivas. Portanto, dar animais como presente não é aconselhável.  A solidão pode ser aplacada sim, mas se algo mais interessante vem melhorar a solidão, o animal que antes era útil acaba ficando em segundo plano. O encanto do filhote  acaba pois eles chegam pequenos mas logo começam a crescer e crescem muito rápido.  Os cães precisam de passeios, de brinquedos para roer, de  horinha de sono, de água fresca, de alimento saudável, de vacinas, de visitas frequentes ao veterinário, de espaços limpos , arejados e adequados, de castração, de muita atenção , de um lugar legal para deixá-lo nas férias e feriados (época em que o numero de abandonados cresce muito) e principalmente precisam da companhia dos humanos:  ficar perto da família que  o trouxe para casa  é o que eles mais querem.

Tratar um cão como se deve custa dinheiro, demanda tempo e principalmente disponibilidade afetiva. Por todos esses motivos é que precisamos pensar se estamos prontos para  assumir todas essas responsabilidades.

+ Deixe um comentário

Adicione o seu