7 dicas para tornar a ida ao veterinário mais bem sucedida!

7 dicas para tornar a ida ao veterinário mais bem sucedida!


As idas ao veterinário podem ser muito estressantes tanto para o dono como para o pet. Para que essa visita seja melhor aproveitada por todos, lembre-se das dicas abaixo:

  1. Leve uma lista com suas dúvidas e perguntas

Normalmente estamos com pressa, temos uma rotina muito atarefada e na hora que chegamos ao veterinário nem sempre nos lembramos de tudo que temos que perguntar. Não confie na sua memória para se lembrar de tudo. Prepare essa lista com antecedência.

  1. Cheque seu estoque de medicamentos antes de ir

Isso caso seu animal faça uso de medicações de uso crônico e que necessitem de prescrições. E, se necessário, peça uma nova prescrição ao veterinário.

  1. Leve petiscos

Os petiscos podem distrair seu cão durante momentos desconfortáveis enquanto o veterinário o examina ou após uma coleta de sangue, por exemplo.

  1. Pergunte sobre a necessidade de jejum

Alguns exames de sangue e de ultrassonografia requerem jejum alimentar. Se possível, pergunte ao veterinário se na próxima consulta seu animal precisará fazer algum exame que necessite de jejum. Dessa forma, evita-se uma ida a mais ao veterinário só para coleta de exame.

  1. Leve amostra de fezes

O exame de fezes é um exame simples, barato, indolor para o animal (afinal é só coletar as fezes após o animal defecar) e importantíssimo. Deveria ser feito de rotina. Através dele podemos identificar vermes, protozoários e bactérias que podem causar problemas a longo prazo ao animal (muitas vezes demora um certo tempo até o animal manifestar algum sintoma) e até mesmo anemia. Não se esqueça: animais que passeiam na rua, parques e praças estão sujeitos a terem verminoses.

  1. Saiba os detalhes

Para o veterinário é muito importante saber detalhes dos sintomas apresentados pelo seu animal (por exemplo, quantas vezes vomitou; no caso de diarreia, se tinha sangue ou não), marca de ração que come, quantidade de ração que come por refeição, locais que costuma frequentar, marca de xampu que costuma usar. Procure se informar antes da visita ao veterinário.

  1. Cuidado especial para gatos

Normalmente, quando os gatos vêem a caixa de transporte já a associam com algo ruim, já imaginam que vão ao veterinário. Tem gatos que se escondem só de ver o dono preparando essa caixa. Para minimizar esse estresse, tente deixar a caixa exposta em sua casa, para que o gato entre normalmente nela e se sinta seguro. Pode-se ainda passar um spray na caixa com análogo do feromônio felino (vendido em pet shops). Isso também pode ajudar.

Com um pouco de planejamento e preparação, sua próxima ida ao veterinário pode ser bem melhor e mais fácil.

por Dra. Andrea Chemin

+ Deixe um comentário

Adicione o seu