Fisioterapia Veterinária

Fisioterapia Veterinária


Você sabia que dentro das especialidades veterinárias temos a fisioterapia? Muita gente pode pensar que isso é um exagero, mas não é! Felizmente temos essa área na veterinária, que é tão importante no tratamento de várias doenças.

Assim como ocorre na medicina humana, a fisioterapia é aliada no tratamento de obesidade, enfermidades ortopédicas e neurológicas, além de melhorar o condicionamento físico do animal.

No caso das enfermidades ortopédicas, a fisioterapia atua na recuperação de animais com fraturas, problemas articulares e de coluna e em tratamentos pós-operatórios.

Já nas doenças neurológicas, essa atividade ajuda o animal a restabelecer o equilíbrio, a coordenação e a locomoção em geral, combatendo a atrofia muscular, que é muito comum neste casos.

E, por fim, os diversos exercícios programados durante as sessões de fisioterapia auxiliam no combate à obesidade. Geralmente, animais obesos têm problemas articulares devido ao sobrepeso e, por isso, apresentam uma certa limitação na hora de fazer exercícios. Neste tipo de caso a fisioterapia é muito benéfica. Uma das atividades que pode ser realizada é a hidroginástica (esteira na água) e caminhada na esteira seca. Os resultados desses exercícios são sempre surpreendentes.

A fisioterapia veterinária está cada vez mais difundida e os preços das sessões são bem acessíveis. Pergunte ao seu veterinário se o seu animal tem indicação de fazer essa atividade, pois vale muito a pena.

por Dra. Andrea Chemin

+ Deixe um comentário

Adicione o seu